Quando se trata de cuidar da saúde, cada pessoa tem suas dicas e macetes para manter a pele bem-cuidada. Mesmo assim, nem todas as receitas têm garantia de resultados satisfatórios — ou de sequer oferecer algum resultado. Mas, quando falamos nos alimentos bons para pele, cada um deles possui sua devida função.
De maneira geral, os alimentos bons para pele são todos os que fazem parte do grupo de produtos naturais. Em outras palavras, frutas, legumes e verduras são a mina de ouro de quem deseja montar uma dieta que ajude a cuidar bem da pele.
Especialistas da área de nutrição costumam dizer que, quando o prato está colorido, é sinal de muitas vitaminas e minerais. Como complemento que também tem sua importância, a água, além de ajudar a manter o corpo bem hidratado, colabora na absorção de nutrientes, limpa o organismo e conserva a boa aparência.
Quando temos uma alimentação regrada e rica em nutrientes, os benefícios são facilmente percebidos.
A seguir temos algumas sugestões de alimentos pelas principais funções que eles exercem no organismo. Você perceberá que alguns grupos de alimentos e frutas boas para pele são fáceis de colocar na nossa lista de compras e encontrar. Veja melhor os detalhes de cada um deles.
Ação contra acne
Uma das maiores preocupações de quem passa pela puberdade — e até depois desse período — é o aparecimento de espinhas. O ideal para essa situação, além de evitar longas exposições à luz solar, é consumir alimentos ricos em ômega 3 e selênio, como peixes, castanha-do-pará, cereais integrais e semente de chia.
Essas opções são ótimas, pois agem diretamente no combate à acne, já que reduzem a inflamação e as manchas vermelhas causadas pelas espinhas. Vale lembrar que, além de consumir os alimentos bons para a pele do rosto, é recomendável receber orientações médicas de um dermatologista.
Para tratar a pele seca
Da mesma forma que sentimos mais necessidade de beber água quando a garganta está seca, quando a epiderme apresenta ressecamento, é sinal que nosso corpo pede a ingestão de líquidos. A hidratação, neste caso, pode ser feita por meio de frutas como melão, tomate e melancia.
Além de serem deliciosas, as variações citadas acima são alimentos bons para pele pois contribuem no equilíbrio da quantidade de líquidos e nutrientes. Alguns grãos oleaginosos — amêndoa, amendoim, castanha-do-pará e noz — complementam a lista.
Combate às rugas
Para as pessoas que se incomodam com os sinais de envelhecimento da pele, principalmente as rugas, os alimentos ricos em vitamina C são indicados. Laranja, limão, tangerina, kiwi, entre outros cítricos são frutas boas para a pele.
Se você quiser complementar o cardápio com outros alimentos que contribuem com o bom
estado da pele, coloque milho, grãos integrais, algas e ostras na lista. As opções comentadas são boas fontes de magnésio, selênio e zinco, que ajudam a proteger as células dos radicais livres.
Bronzeado perfeito
Quem procura o bronzeado ideal da pele pode aproveitar muito bem os vegetais amarelo-alaranjados na dieta. Abóbora, cenoura, manga e mamão são alguns dos alimentos bons para a pele do rosto e corpo como um todo, pois são ricos em betacaroteno.
O antioxidante cria uma proteção contra os raios ultravioletas e o ressecamento da pele, além de favorecer a regeneração das células. Você também pode aproveitar bem as oleaginosas, citadas anteriormente, os vegetais verde-escuros — espinafre, couve e brócolis —, peixes e abacate.
Cuide se sua saúde procurando consumir sempre alimentos naturais, o menos processados possível. E na dúvida, consulte sempre o seu nutricionista!
コメント